TERAPIA DA FALA
A prevenção e o diagnóstico precoce continuam a ser a melhor arma para combater as doenças associadas ao uso da voz.
Sintomas estranhos como rouquidão, tosse que não passa, falta de ar ou uma mudança de voz por vezes só detetada por amigos ou família, podem ser indicadores de doença ou necessidade de alteração de algum hábito.
É importante consultar um profissional da área da Voz para prevenção de doença grave.
O cancro da laringe, cuja prevalência em Portugal tem vindo a aumentar, poderá ser uma delas.
PSICOLOGIA E ACONSELHAMENTO
A comunicação é a base estrutural de qualquer relação: individual, familiar, profissional ou social.
A voz humana é uma das mais ricas fontes de informação emocional.
Transporta estados emocionais, padrões sociais, culturais e valores que refletem a personalidade de cada indivíduo. E qualquer alteração do corpo ou da mente pode influenciar a sua produção.
Características de personalidade como a impulsividade ou a ansiedade impedem-nos, por vezes, de conseguir transmitir ideias, opiniões e informações com clareza.
Impedem-nos igualmente de traduzir e entender com clareza as mensagens dos outros, facto que compromete os nossos relacionamentos.
Variáveis psicológicas como a escolha de determinado tipo de voz, a articulação, a fluência da fala e da própria linguagem, têm um papel preponderante na formação dos padrões de comunicação de cada um de nós.
Criar uma voz é uma forma de marcar a nossa existência no mundo. Além dos ajustes motores necessários à produção da voz, é inquestionável a relação entre a voz e a personalidade.
A voz tem um lugar biológico e psicológico que torna possível alcançarmos quem nos rodeia.
A reflexão individual num ambiente seguro e confidente, permite aprimorar habilidades de comunicação individuais que transformam aspectos da sua vida onde poderá estar a ser menos bem sucedidos.
Para mais informações enviar pedido através dos CONTACTOS